Disputas sobre posse de terrenos marcam início de semana no MA

Nesta segunda (18), ocorreram dois episódios envolvendo posse de terrenos no Maranhão, um em Morros envolvendo a vereadora Eliene da Colônia e o prefeito Milton José, conhecido como Paraíba, e outro em Zé Doca envolvendo a prefeita Josinha Cunha e um morador conhecido como ”Seu Mano”.

Em Morros, um espaço localizado ao lado de uma quadra, pertenceria ao município, e teria sido ocupado de forma irregular pela parlamentar. Paraíba explicou que a área faz parte da quadra, segundo escritura apresentada por ele.

Entretanto, a vereadora diz ser dona do terreno e rebateu o gestor com uma suposta documentação. Eles trocaram diversas acusações, e a situação resultou num boletim de ocorrência, registrado por Paraíba contra Eliene.

Já em Zé Doca, uma residência foi demolida por uma retroescavadeira, à serviço da prefeitura da cidade. A gestão de Josinha alega que o terreno pertence ao município, enquanto a família afirma ser proprietária do local.

Segundo documentos, a propriedade pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), apesar de ter sido adquirida de terceiros. Porém, o motivo da demolição, segundo Seu Mano, é político, e que a perseguição começou quando ele não quis ceder uma jazida de piçarra existente na área.